Vagas de emprego no Paraná em 2018 crescem 230% em relação a 2017

 Vagas de emprego no Paraná em 2018 crescem 230% em relação a 2017

Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O Paraná apresentou em 2018 o maior saldo de empregos dos últimos quatro anos segundo o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Ministério da Economia. Foram criadas 40.256 novas vagas com carteira assinada em 2018, o que representa um aumento de 230% em relação a 2017. De acordo com o economista e professor da Universidade Positivo, Lucas Dezordi, os dados refletem uma retomada da economia.

O setor com maior geração foi o de Serviços com 30.258 postos. Seguido do comércio com 9.426 vagas, que teve saldo positivo em especial pelo aquecimento nas vendas de natal.

Outros quatro setores, no entanto, tiveram queda: agropecuário, indústria de transformação, administração pública e extrativa mineral. Entre as ocupações que mais se destacaram em 2018 estão alimentadores de linhas de produção; vendedores e demonstradores em lojas e mercados. Os municípios com mais oportunidades foram Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. A capital como a 4ª cidade do país que mais registrou vagas de emprego. 

Os dados do Caged ainda mostram que, em dezembro, o saldo de empregos foi menor que nos meses anteriores, resultado que acompanha a tendência do país, que também teve saldo negativo no período. No Brasil, a recuperação da economia também representou ofertas novas de trabalho. Foram mais de 529 mil novos empregos formais. O resultado é o melhor desde 2013 e o primeiro saldo positivo desde 2014.

Reportagem: Alexandra Fernandes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Equipamentos recebem na próxima semana primeira grande atualização do sistema

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

O montante deve ser usado para a realização de reformas e melhoras de acessibilidade

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense