CuritibaGeral

“Vai e Vem” marca a abertura do 11º Olhar de Cinema

Primeiro filme exibido no festival lotou três sessões

 “Vai e Vem” marca a abertura do 11º Olhar de Cinema

Imagem: João Pedro Pinhati

A 11° Edição do Olhar de Cinema, Festival Internacional de Curitiba, teve início nesta terça-feira (1°) e contou com duas sessões simultâneas no Cine Passeio, com ingressos esgotados logo após o início das vendas, que aconteceu na quinta-feira (26). O filme também foi exibido no Teatro da Vila, com entrada gratuita.

A obra exibida na abertura foi “Vai e Vem”, de Chica Barbosa e Fernanda Pessoa. Na produção, com uma linguagem poética, artística e totalmente crítica, é retratada a angústia de duas amigas, uma no Brasil e outra nos Estados Unidos.

O filme começou como um experimento entre ambas as diretoras, que preferiam se comunicar com “vídeo-cartas”, termo utilizado pela diretora Fernanda Pessoa. A diretora também relata que no início não havia nenhuma pretensão de criar um filme, cada vídeo teve inspiração em cineastas mulheres, que ambas as diretoras gostariam de estudar.

Com caráter político e de revolta, o filme deixa explícito o posicionamento das diretoras quanto ao período de pandemia com governos que não souberam lidar com a crise sanitária e humanitária do mundo todo.

SOBRE O FESTIVAL

O evento acontece de 1 a 9 de junho, com sessões que poderão ser assistidas em 5 cinemas: Cine Passeio, Shopping Mueller (Cinemark), Cinemateca, Museu Oscar Niemeyer (MON) e Teatro da Vila. Também serão ofertados seminários, oficinas e palestras que além de serem presenciais, também serão transmitidas gratuitamente pelo YouTube.

O festival, depois de dois anos somente no online, conta com exibições gratuitas (MON e Teatro da Vila), e pagas (Cinemateca, Cine Passeio e Cinemark: $14 inteira e R$7 meia-entrada). As dez mostras (Competitiva, Novos Olhares, Outros Olhares, Olhares Brasil, Pequenos Olhares, Olhares Clássicos, Mostra Foco, Olhar Retrospectivo Mirada Paranaense e Exibições Especiais) juntas, no total, trazem cerca de 100 filmes para as telas dos cinemas. Os ingressos antecipados estão disponíveis no site do festival ou na página de cada cinema no site ingresso.com.

O Olhar de Cinema também conta com um aplicativo onde, além das informações de cada filme, o público pode montar o próprio cronograma. Além disso, o evento possui filmes e sessões com acessibilidade, tanto presenciais como online. Nesta categoria, as produções contam com libras, legenda para surdos e ensurdecidos, e audiodescrição.

Serviço:

11º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Data: 1º a 9 de junho de 2022

Site oficial e ingressoswww.olhardecinema.com.br 

Local: Cine Passeio, Shopping Mueller (Cinemark), Cinemateca, MON e Teatro da VilaAnúncios

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Ana Bavutti e Jessica Herlain.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Exposição sobre o luto chega ao Museu da Fotografia

Exposição sobre o luto chega ao Museu da Fotografia

A mostra traz fotos do artista Cayo Vieira, registradas no processo de perda

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

O reforço deve ajudar nos casos de síndromes respiratórias agudas e dengue

Professor investigado por apologia ao nazismo foi descoberto pela Abin

Professor investigado por apologia ao nazismo foi descoberto pela Abin

Agência Brasileira de Inteligência já investigava o suspeito e avisou a Polícia Civil