COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Rede gaúcha de farmácias investe no Paraná

 Varejo farmacêutico cresce acima de outros setores

Foto: divulgação

O comércio do varejo farmacêutico foi um dos setores que reagiu de forma mais positiva ao cenário econômico de pandemia, e acumulou resultados positivos ao longo dos últimos três anos. Só em 2022, o varejo farmacêutico cresceu 16% em relação ao ano anterior. E para 2023, a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias projeta crescimento da ordem de dois dígitos.

O número de farmácias também tem aumentado, tornando o mercado bastante concorrido. Em todo o País, hoje, são mais de 89 mil farmácias e drogarias comerciais disputando a preferência do público consumidor.

E, com foco no mercado paranaense, o Grupo gaúcho Panvel está abrindo a loja de número 50 em Curitiba, localizada no bairro Santa Felicidade. Segundo o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto, o plano de crescimento da rede prevê dobrar de tamanho até 2025. Só que neste ano, a força do movimento está fora do Rio Grande do Sul. Ainda de acordo com o executivo, no ano passado, a Panvel cresceu em todos os estados, porém 50% das novas lojas foram abertas no Rio Grande do Sul. Já para 2023, a balança vai pesar mais para o Paraná e Santa Catarina.

Com várias farmácias em cada esquina, é preciso oferecer diferenciais para o público consumidor. Eu conversei com o diretor executivo da Panvel, Roberto Coimbra, e ele me explicou que depois de três anos de pandemia e de escassez de produtos, o mercado está voltando à normalidade, inclusive com a retomada do consumo de produtos de higiene e limpeza, o que é muito importante para as farmácias.

Segundo Coimbra, a pandemia deixou o legado da testagem e busca da prevenção. A partir de agora, os testes de Covid não terão tanta relevância, mas as farmácias já estão desenvolvendo testes rápidos para outros tipos de doença com custos acessíveis para os consumidores. Outra boa oportunidade a ser explorada pelas farmácias é a aplicação de vacinas.

Em relação a investimentos da Panvel no Paraná, o grupo que está completando, este ano, 50 anos e conta com 550 lojas na Região Sul e São Paulo, investiu R$ 25 milhões no Centro de Distribuição de São José dos Pinhais (PR), que atende o Paraná, Santa Catarina e São Paulo e dá suporte ao plano de expansão. No Estado, a rede tem 92 lojas, sendo a presença mais forte depois do Rio Grande do Sul.  

Ouça a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin