ParanáGeral

Variação da qualidade do ensino básico chega até 119%

Resultado do Ideb coloca municípios do Paraná com ampla diferença no desempenho

 Variação da qualidade do ensino básico chega até 119%

Foto: Divulgação/Secretaria da Educação

O nível de qualidade do ensino básico entre municípios do Paraná pode variar até 119%. O resultado consta no novo levantamento feito pelo Ministério da Educação através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A cidade com o melhor desempenho no estado foi Serranópolis do Iguaçu, na região oeste, com nota 9. Já a pior foi Jacarezinho, no norte pioneiro, com 4,1. Os números representam o nível do ensino (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) com base em dados da aprovação e desempenho em provas de língua portuguesa e matemática. Além disso, segundo o Ministério, as médias de desempenho dos estudantes juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Ideb.

Com quase 4,5 mil habitantes, Serranópolis do Iguaçu, além da melhor aprovação no Paraná, a cidade comemora o 7º lugar no ranking nacional da educação básica. Segundo o secretário municipal de educação, Leandro Hippler, durante os períodos mais severos da pandemia o foco da gestão foi em trabalhos mais personalizados e voltados aos alunos. Para ele, esses fatores influenciam até este momento o desempenho da educação no município.

Serranópolis do Iguaçu registrou nota máxima (100) na avaliação de cada uma das turmas da educação básica (1º ao 5º ano). Já em Jacarezinho, a média das turmas ficou em 76, quando a nota máxima ficou em 100. A secretária de educação do município, Patrícia Martoni, explica que diversos problemas colocam a cidade nesta situação.

Na região de Curitiba, o melhor ensino básico, segundo o Ideb, fica em Pinhais. A cidade alcançou 6,2 pontos na rede municipal de ensino. Segundo o Município, além das ações durante a pandemia, o programa de recomposição de aprendizagens reforçou a retomada das atividades presenciais nas escolas.

Para a secretária de educação de Pinhais, Andrea Franceschini, a adoção de um ensino mais individualizado funcionou como resposta às dificuldades no ensino causadas pela pandemia.

Segundo o Ministério da Educação, o Ideb deve funcionar como um condutor de políticas públicas em prol da qualidade da educação. Para o doutor em Desenvolvimento Econômico com foco em políticas públicas educacionais e professor da Universidade Positivo, Walcir Soares Junior, a ideia não é julgar os municípios mas ajudar a identificar falhas e aprimoramentos de estruturas que possam melhorar a educação pública.

Na análise do Ideb no ensino médio, o Paraná foi melhor avaliado no país, passando da terceira colocação nos últimos dois anos, para a primeira em 2021. No Ideb 2019, divulgado em 2020, o estado obteve média 4,4. Este ano, com crescimento de 0,2 pontos ficou com média 4,6 e ultrapassou Goiás e Espírito Santo. A média nacional das redes estaduais ficou em 3,9.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Consumo e porte de drogas no Paraná cresce em 50%

Consumo e porte de drogas no Paraná cresce em 50%

Curitiba lidera o número de ocorrências envolvendo uso e porte de drogas, com 3.369 registros

Erro processual anula julgamento realizado há dois anos, em Curitiba

Erro processual anula julgamento realizado há dois anos, em Curitiba

Juiz do tribunal do júri ordenou intimação por WhatsApp, ao invés do sistema eletrônico

Covid: Paraná comunicou Saúde sobre falta de vacinas em março

Covid: Paraná comunicou Saúde sobre falta de vacinas em março

Curitiba suspendeu a imunização para pessoas a partir de 12 anos

Ponta Grossa deve liderar produção de cevada no Paraná

Ponta Grossa deve liderar produção de cevada no Paraná

Em 2024, a região deve aumentar em 10% a quantidade de hectares