Vendas do Varejo aumentam 6,56% de janeiro a novembro no Paraná

 Vendas do Varejo aumentam 6,56% de janeiro a novembro no Paraná

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/EBC

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/EBC)

As vendas do varejo no Paraná tiveram alta de 6,56% no acumulado de janeiro a novembro de 2018, na comparação com o mesmo período de 2017. O dado é da Pesquisa Conjuntural da Fecomércio. Esse deve ser o primeiro ano de crescimento efetivo do comércio no Paraná depois de duas reduções em 2015 e 2016 e de um tímido crescimento de 0,54% em 2017.

Em 2015 a queda foi de 8% e em 2016 de 3%. A elevação mais expressiva no acumulado de janeiro a novembro ocorreu nas concessionárias de veículos, que registram aumento de 30%. As lojas de materiais de construção também tiveram alta nas vendas, com 13%. Lojas de departamento e autopeças cresceram 7% cada. Setores de óticas, cine-foto-som cresceram 5% e supermercados 2%. Os setores com os melhores resultados são os que tiveram as maiores perdas nos anos anteriores.  

A pesquisa também mostra que a última Black Friday exerceu influência positiva no movimento das lojas de departamentos e de móveis, decorações e utilidades domésticas, que cresceram mais de 30%. Com elevação de 13% nas vendas, o varejo da região Oeste acumulava a maior expansão entre as regiões analisadas. Depois aparece Londrina, com 11%.

Curitiba e Região Metropolitana teve crescimento de 4,01% de janeiro a novembro.  A previsão é otimista para o consolidado do ano porque os dados de dezembro, que ainda não foram fechados, devem trazer alta por causa das vendas de natal e das festas de fim de ano.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem