Vendas do varejo no Paraná caem 31% em abril; no acumulado do ano as perdas já chegam a 9,71%

 Vendas do varejo no Paraná caem 31% em abril; no acumulado do ano as perdas já chegam a 9,71%

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

As vendas do comércio varejista no Paraná tiveram queda de 31% em abril, em comparação ao mesmo mês em 2019. O dado faz parte de pesquisa elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) que aponta na variação mensal, redução nas vendas de todos os setores avaliados.

Os segmentos que sofreram a maior retração foram o de calçados (-73%) e vestuário e tecidos (-64%), bens considerados não essenciais, além das livrarias e papelarias, que registraram perdas de 67%.

Segundo análise do diretor da Fecomércio, Rodrigo Rosalem, em março houve uma corrida do consumidor aos supermercados, farmácias e postos de combustíveis devido ao receio de desabastecimento, ocasionando aumento das vendas. Já em abril os setores apresentaram queda já que o consumo normalizou.

Na comparação com abril do ano passado, praticamente todos os setores sofreram prejuízos. A exceção foram os supermercados, que tiveram elevação de 6,25% nas vendas. No acumulado do ano, as perdas do varejo já chegam a 9,71%. Somente os setores de supermercados e farmácias ainda mantém saldo positivo no período de janeiro a abril, com aumento de 6,50% e 4,49%.

A pesquisa da Federação mostra, ainda, queda no varejo nas seis regiões analisadas, algumas com redução mais expressiva.

Na comparação com abril de 2019, as atividades comerciais em Maringá e Londrina foram as mais afetadas, com redução de quase 45% e 41%, respectivamente. Na região Oeste, os danos ao comércio foram de 34%; no Sudoeste, de 28%; em Curitiba, a queda nas vendas foi de 25%, e, em Ponta Grossa, a diminuição no faturamento foi de 13%.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem