PolíticaCidadania

Vereadores aprovam projeto de cotas para negros e indígenas em concursos públicos de Curitiba

 Vereadores aprovam projeto de cotas para negros e indígenas em concursos públicos de Curitiba

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O projeto de lei que prevê cotas para pessoas negras e indígenas nos concursos públicos da prefeitura de Curitiba foi aprovado em segunda votação na Câmara Municipal, nesta terça-feira (30). Pelo texto, serão reservadas à população negra e povos indígenas 20% das vagas oferecidas nos concursos e processos seletivos públicos destinados a cargos efetivos e empregos públicos dos quadros de pessoal da Administração Direta, Autarquias e Fundações.

O texto é de autoria da vereadora Carol Dartora (PT). Entre os parlamentares que se posicionaram contra a iniciativa, Amália Tortato (NOVO), afirma que as cotas raciais seguem critérios subjetivos.

A vereadora acredita que esses critérios podem gerar questionamentos e entende que a avaliação da cor da pele para incluir ou não o candidato nas cotas gera ainda mais discriminação. Ela defende, por outro lado, a adoção de cotas sociais, com base na renda familiar de candidatos oriundos do ensino público. Era o que previa, inclusive, um substitutivo da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, apresentado, em agosto passado.

Entre as justificativas apresentadas por Dartora está o índice de servidores negros na prefeitura. Segundo ela, entre os 25.265 profissionais da administração municipal, apenas 4.318 são negros. Líderes de movimentos sociais, pesquisadores e representantes do Ministério Público do Paraná participaram de audiências e discussões sobre o projeto.

O promotor de justiça Rafael Osvaldo Machado Moura, que atua no Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier), do MPPR, destaca que a iniciativa está prevista na constituição federal.

O promotor reforça também a chamada dívida histórica que a sociedade tem com as populações negra e indígena, que tiveram o desenvolvimento limitado e ainda sofrem com o preconceito. De acordo com o IBGE, apesar de representarem 55% da população brasileira, os negros ocupam menos de 3% dos cargos de diretoria ou gerência no Brasil.

Pelo projeto aprovado, o percentual deve ser alcançado progressivamente, sendo 10% no primeiro ano de publicação da lei, acrescido de dois pontos percentuais a cada dois anos, até alcançar o índice total de 20%. As regras serão válidas somente para os concursos e processos seletivos a serem iniciados depois que a lei entrar em vigor. Foram 30 votos favoráveis ao substitutivo geral de iniciativa de Dartora com a assinatura de mais 19 parlamentares. Uma emenda do vereador Tito Zeglin (PDT), para incluir povos ciganos, não foi acatada pelo plenário. O projeto agora segue para sanção ou veto do prefeito Rafael Greca (DEM).

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões