PolíticaGeral

Vereadores de Curitiba vão passar a receber R$ 20,4 mil

Correção de 4,42% vai ser paga aos demais servidores do município e corresponde à inflação

 Vereadores de Curitiba vão passar a receber R$ 20,4 mil

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

O salário bruto dos vereadores, em Curitiba, vai passar de 19 mil e 600 reais para 20 mil e 400 reais, por mês. O valor tem desconto do Imposto de Renda e INSS. A correção corresponde à recomposição inflacionária de 4,42%, conforme o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O mesmo índice vai ser aplicado nos valores pagos aos servidores públicos em geral, de Curitiba.

O projeto de lei que corrige os salários dos vereadores foi protocolado na Câmara Municipal e limita revisões futuras ao mesmo “índice aplicado de maneira linear a todos os servidores municipais”. Para ir a votação em plenário, é necessária a manifestação das comissões temáticas do Legislativo ou a aprovação de regime de urgência. O texto já recebeu a instrução técnica da Procuradoria Jurídica da Câmara.

Segundo o Legislativo, nos últimos dez anos, o salário dos vereadores só foi corrigido pela inflação. Em cinco desses anos, a correção acompanhou o índice oferecido aos demais servidores do funcionalismo municipal.

LEIA TAMBÉM

Em 2016, 2018 e 2020, os vereadores abriram mão da correção dos salários; em 2017, em meio ao Plano de Recuperação Fiscal, quando não houve recomposição inflacionária aos servidores, os vereadores também não fizeram nenhum reajuste aos salários; em 2021, uma lei complementar, aprovada em meio à pandemia, impediu a revisão dos salários do funcionalismo.

O salário do presidente da Câmara vai passar de 23 mil e 800 reais para 24 mil e 100 reais. Nesse caso, a revisão é menor, por causa da regra do teto legal. Um vereador não pode receber um salário maior do que 75% do que recebe um deputado estadual. Atualmente, esse valor está em 32 mil e 100 reais.

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Informações: Cleverson Bravo

Avatar

Cleverson Bravo

Vereadores aprovam o próprio 13º salário em Cambé

Vereadores aprovam o próprio 13º salário em Cambé

O 13º salário para os vereadores já vai beneficiar os reeleitos em 2025

Governo define regulamentação para transferência de bens. Veja propostas

Governo define regulamentação para transferência de bens. Veja propostas

PEC da Reforma Tributária estabeleceu que Estados adotem o formato progressivo do ITCMD