Vestibular UFPR: com pouco mais de 30 mil candidatos, inscrições caem 20%

 Vestibular UFPR: com pouco mais de 30 mil candidatos, inscrições caem 20%

(Foto: divulgação/ UFPR)

(Foto: divulgação/ UFPR)

Pouco mais de 30 mil candidatos se inscreveram para o Vestibular de Verão da Universidade Federal do Paraná. O número de participantes é 20% menor do que na edição passada. A redução pode ser atribuída à pandemia do coronavírus. Além dos riscos à saúde pública, a covid-19 também prejudicou a rotina de estudos daqueles que pretendiam acessar o Ensino Superior em 2021, e também impactou financeiramente grande parte da população. Nesta edição, o Vestibular da UFPR oferece 5.383 vagas.

As provas da primeira fase estão marcadas para o dia 28 de fevereiro. A segunda fase será realizada nos dias 18 e 19 de abril. O vestibular será presencial. A instituição afirma que serão seguidos protocolos sanitários rígidos, que podem ser consultados no Guia do Candidato ou no site do Núcleo de Concursos. Entre as medidas previstas estão o distanciamento entre as carteiras, a higienização individual e dos ambientes, o uso obrigatório e correto da máscara, e a aferição de temperatura de todos os candidatos.

Dos 30.734 candidatos inscritos, 20.910 disputam vagas de ampla concorrência. Assim, 8.266 candidatos concorrem às vagas destinadas a estudantes oriundos das escolas públicas. É dentro deste grupo são divididas as cotas raciais e sociais. As 5.383 vagas abertas para o próximo ano letivo estão distribuídas em 127 cursos de graduação, em seis cidades do Paraná.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem