Vinte atletas representam o Paraná nos Jogos Paralímpicos de Paris
As competições começam na quarta-feira (28)
Vinte atletas do Paraná vão participar dos Jogos Paralímpicos de Paris, que começam na quarta-feira (28). O evento vai reunir os melhores atletas com deficiência. Essa edição dos jogos vai contar com a maior quantidade de atletas brasileiros em competições internacionais: 280 no total. Os vinte atletas paranaenses representantes na capital francesa são beneficiados pelo programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.
Entre os quatro representantes do atletismo no Paraná o destaque fica com o velocista Vinicius Rodrigues, um dos principais nomes do esporte paralímpico brasileiro, e esperança de medalha. Ele já conquistou prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, além de deter o recorde mundial dos 100 metros rasos. Vinicius sofreu um acidente de moto aos 19 anos, em Maringá (PR), e precisou amputar a perna esquerda acima do joelho. No terceiro dia de internação, recebeu a visita da corredora Terezinha Guilhermina, que o incentivou a dar início ao esporte. Reabilitou-se em três meses e, no mês seguinte, começou a correr.
Ao todo, 4,4 mil atletas vão competir em 22 modalidades esportivas durante os 11 dias dos Jogos. Nas Paralimpíadas, participam atletas com deficiências motoras, amputados, cegos, além de pessoas com paralisia cerebral ou deficiência intelectual. A competição é considerada o terceiro maior evento esportivo do mundo em termos de venda de ingressos, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo da FIFA.
Informação: Lorena Pelanda