Nacionaleducação

Volta às aulas: como ajudar alunos a retomar o ritmo

Especialista indica acolhimento e uso de ferramentas lúdicas e tecnológicas para manter o interesse

 Volta às aulas: como ajudar alunos a retomar o ritmo

Foto: Divulgação/Secretaria da Educação – Arquivo

No período de férias é comum que as crianças e adolescentes saiam da rotina. Mudanças no horário de sono, na alimentação e no humor faz com que os alunos voltem às aulas, em geral, cheios de energia e animação e é um desafio para professores e toda a equipe pedagógica ajudá-los a retornar ao ritmo das aulas.

De acordo com a assessora pedagógica Nádia Moya, este é um momento de acolhimento.

No segundo semestre deste ano, os vereadores vão analisar o orçamento e, em outubro, acontecerá a última rodada de prestação de contas das secretarias de Planejamento e da Saúde, com a prévia do ano, em que mostrarão se há sinais consistentes de recuperação econômica e qual o grau de controle da Covid em Curitiba.

As aulas também devem incluir formatos lúdicos e divertidos, que ajudam a manter a concentração e reforçar os conteúdos aprendidos, inclusive com a ajuda da tecnologia, como indica a assessora.

Outras orientações são a participação dos pais ou responsáveis, uma conversa sobre as expectativas para o semestre e momentos que proporcionem novas experiências, que ajudam os alunos a aprender e memorizar os conteúdos.

Reportagem: Amanda Yargas.

felipe.costa

Fugir do frio com segurança requer uma série de cuidados

Fugir do frio com segurança requer uma série de cuidados

Corpo de Bombeiros orienta para instalação correta de equipamentos que esquentam