Volta às aulas: escola faz oficina com pais, crianças e professores para ajudar na adaptação

 Volta às aulas: escola faz oficina com pais, crianças e professores para ajudar na adaptação

(Foto: Divulgação/SME)

(Foto: Divulgação/SME)

Nos primeiros anos da vida escolar é importante que a família esteja integrada a todo o processo, principalmente neste momento de volta às aulas. Pensando nisto, uma escola de Curitiba oferece atividades para que as crianças, os pais e os educadores possam estabelecer vínculos. Esta inserção é feita de acordo com a idade e o período.

No infantil 1, de 0 a 3 anos, a integração pode durar até três semanas: na primeira os pais ficam em sala de aula; na segunda, em atividades na unidade. É o caso da Karine dos Santos Silva Mello. Ela tem uma filha de 2 anos que estuda no Centro Educacional Marista. Segundo Karine, as oficinas e a vivência fizeram a diferença.

De acordo com a especialista em educação infantil da Rede Marista, Marcia Nanaka, a escola decidiu fazer a ação desde o ano passado e o resultado tem sido positivo.

Para enfrentar este momento com mais tranquilidade, já que muitas vezes é a primeira vez dos pais deixarem os pequenos, a dica da especialista é estabelecer um diálogo entre família e o centro de educação. Apresentar a criança para a professora e adultos da escola, contar com a presença de alguém em que ela confie é fundamental, pois trata-se de um espaço ainda estranho para ela. É importante também incentivar e explicar que aquele momento é passageiro.

E no momento de choro, a recomendação é de que os pais não banalizem, mas tentem conversar com os pequenos, e expliquem situação. Para o primeiro dia, a especialista sugere que a criança leve um objeto de sua preferência. Esse objeto representa uma conexão entre ela e a família.

Reportagem: Alexandra Fernandes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem