Volta às aulas: Paraná isenta escolas particulares de adotarem escalonamento por idade

 Volta às aulas: Paraná isenta escolas particulares de adotarem escalonamento por idade

Foto: divulgação

O governo do Paraná retira das escolas particulares a obrigatoriedade de retomar as aulas presenciais de forma híbrida e escalonada. Uma nova resolução da Secretaria de Estado da Saúde limita as orientações aos colégios estaduais e municipais. Desta forma, o ensino privado não é mais obrigado a respeitar a volta às aulas por faixa etária. Alguns colégios, inclusive, já iniciaram o ano letivo. A nova resolução foi apresentada ontem (8) à noite, assinada pelo secretário Beto Preto, que segue internado após contrair a covid-19.

No Paraná, as aulas presenciais foram suspensas em todo o estado no dia 20 de março de 2020 por determinação do governador Ratinho Junior (PSD). Na ocasião, a medida valia por tempo indeterminado. Após uma agenda de discussões envolvendo as secretarias da Saúde e da Educação, a volta às aulas na rede pública foi marcada para o dia 18 de fevereiro.

O protocolo sanitário prevê a adoção do modelo híbrido, no qual os estudantes se revezam entre o ensino presencial e remoto. Além disso, posteriormente foi determinado o retorno escalonado, priorizando as turmas com alunos de até 10 anos.

Segundo o governo do Paraná, as regras de escalonamento não valem para o ensino privado, uma vez que muitas escolas particulares já retomaram as atividades presenciais para todas as turmas. A desobrigação de seguir um calendário pré-determinado não isenta as escolas particulares de seguirem os protocolos sanitários. Entre as medidas obrigatórias, além do uso da máscara, estão o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as carteiras, a proibição de atividades coletivas que causam aglomerações, como os esportes, e a suspensão das atividades presenciais quando três ou mais casos confirmados de coronavírus forem diagnosticados entre alunos ou colaboradores.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem