CuritibaGeral

Wes Ventura: da rua para os palcos do Festival

Groove autêntico da banda foi moldado nas ruas da cidade

 Wes Ventura: da rua para os palcos do Festival

Foto: Jefferson Ribeiro

“Não é só um músico de rua, é arte em geral. Nós precisamos ocupar essa cidade e ver a arte acontecendo. É para isso que essas ruas existem, para nós ocuparmos elas de cor e não cinza”, declarou o vocalista Wesley Crispe, da banda Wes Ventura, durante o show, no 30º Festival de Curitiba.

A banda, que fez sua apresentação na noite de quarta-feira (06) na praça Rui Barbosa, conta com Wesley Crispe, o Wes Ventura que dá nome à banda, que toca guitarra em vários ritmos e compassos melódicos, lembrando muito o músico Nile Rodgers e o groove/funk dos anos 70; Pedro Afara no baixo com identidade marcante dentro das canções e uma forte influência da Black/Soul Music; e Rhuan Rodrigues na bateria, que traz um som orgânico, cru e swingado, com a pegada do improviso do jazz.

A banda tem dois singles lançados: “Em cima do Muro” e “Nada é de graça, neguin.” Os integrantes também pretendem lançar um álbum em breve, “Na madruga sem Pressa”, que relata a vivência deles e a transição da rua para os palcos, revelando as influências e identidades de cada um. Wes Ventura, que é natural de Barretos (SP), mas mora em Curitiba há sete anos, comenta que compõe músicas desde os 14 anos e que tem uma ligação genuína com a arte de rua. Para ele, o que importa é ter uma troca com o seu público no dia a dia.

Quem compareceu no evento teve uma prévia de algumas canções que farão parte do primeiro álbum da banda, com participação especial da cantora e compositora Noemi Carvalho. Ela comentou como foi essa conexão. “Eu conheci o Wes tocando na rua e hoje participei do show. É muito gratificante poder me identificar com as verdades que ele traz e as convivências compartilhadas, como o racismo e a luta contra esse sistema que nós oprime como artistas”.

O público que compareceu ao show elogiou a performance da banda e, principalmente, a autenticidade em cima do palco – como comentou José Almeida, conhecido pela banda como “Índio”: “Sempre acompanhei o Wes Ventura e ajudava na montagem dos equipamentos. Teve até uma vez que carreguei uma parte da bateria para fugir da polícia.”

Durante o show, a banda também abordou temas como o descaso com a cultura no país, a falta de liberdade nas ruas da capital paranaense e a relação das autoridades com a divulgação de suas músicas em praças e bares. Eles também ressaltaram a importância de os jovens tirarem seu título de eleitor e ter consciência na hora de votar.

Para mais informações sobre a agenda do Wes Ventura acesse:

Instagram: https://www.instagram.com/wes_ventura/

Facebook: https://pt-br.facebook.com/WesVenturamusic/

Youtube: https://www.youtube.com/c/WesVentura

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Jefferson Ribeiro .

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Escola de Dança começa nova temporada do Guaíra para Todos

Escola de Dança começa nova temporada do Guaíra para Todos

O programa leva espetáculos para diferentes escolas da rede estadual de Curitiba e RMC

Elizabeth Jobim, filha de Tom Jobim, chega ao MON

Elizabeth Jobim, filha de Tom Jobim, chega ao MON

A artista carioca já expôs nos principais museus do Brasil e do mundo

Transporte com ônibus elétrico será testado no aeroporto Afonso Pena

Transporte com ônibus elétrico será testado no aeroporto Afonso Pena

O veículo com autonomia de 250 km tem capacidade para transportar 80 pessoas

Prefeitura lança Campanha do Agasalho 2024

Prefeitura lança Campanha do Agasalho 2024

Objetivo da é garantir que moradores de rua possam se manter aquecidos durante o Inverno