109 navios esperam para descarregar no Porto de Paranaguá

A fila de navios no Porto de Paranaguá continua alta. Desde junho, navios esperam até 40 dias para embarcar no terminal. Hoje (sexta) a fila chegou a 109 navios. 57 de granéis sólidos, que inclui a soja, e 51 de fertilizantes. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, a Appa, informou que já tomou medidas para dobrar a produtividade na movimentação de fertilizantes. O desembarque do produto chegou a 12 mil toneladas por navio ao dia. Entre as mudanças adotadas estão mudanças na logística, para acelerar o escoamento de fertilizantes. A Appa destinou, além dos dois berços preferenciais para fertilizantes, outros três alternativos para o recebimento do produto. O diretor da Appa Paulinho Dalmaz explica que mesmo com as mudanças ainda há um acúmulo de navios de fertilizantes.

O assessor técnico e econômico da Federação de Agricultura do Paraná, Nilson Hanke Camargo, ressalta que ainda é preciso mais investimentos em infraestrutura no porto.

Além disso, o mal tempo prejudicou muito a movimentação no Porto de Paranaguá em junho. No mês passado, o terminal teve que ficar fechado por cerca de 15 dias devido às chuvas. O assessor da Federação da Agricultura no Paraná explica que houve um aumento nas exportações.

Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, no mês de junho foram importados pelos Portos de Paraná 718 mil toneladas de fertilizantes, um volume 8% maior que o registrado no mesmo mês em 2011. No acumulado do ano, a movimentação ainda apresenta queda de 14% em relação ao ano passado. A movimentação no terminal deve continuar alta por, pelo menos, mais dois meses.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*