15ª Feira de cursos e profissões da UFPR começa neste sábado

 15ª Feira de cursos e profissões da UFPR começa neste sábado

Foto: Marcos Solivan/UFPR

Depois de dois dias de visitas agendadas, a 15.ª edição da feira de cursos e profissões da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abre neste sábado (26) para todo o público interessado. Cerca de 100 mil pessoas são esperadas nos quatro dias do evento, que vai até domingo (27) e é considerado uma das maiores feiras do gênero no Brasil. Até agora, 60 mil pessoas já passaram pelos estandes de cursos, instalados no complexo da Federal em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.

Os visitantes têm acesso a informações sobre as 90 graduações oferecidas. Ao abrir as portas da instituição, a universidade procura ajudar os alunos de Ensino Médio na escolha profissional. Os estudantes de graduação são os principais responsáveis por apresentar os cursos aos visitantes.

Segundo o diretor de Eventos da Universidade Federal do Paraná, Ray Garbelotti, o formato facilita a comunicação com o público que se interessa pelo evento. Alguns chegam a fazer a inscrição para o vestibular dentro da feira.

As inscrições para o vestibular 2017-2018 da Universidade Federal do Paraná estão abertas desde 16 de agosto e vão até 14 de setembro. Ray Garbelotti diz que a feira de cursos e profissões já se consolidou como referência no Brasil e tem recebido visitantes de diversos estados do país e até do exterior.

A estudante Mariane Miranda, de 16 anos visitou a feira nesta sexta-feira (25). Ela conta que teve a experiência de ouvir falar em cursos e profissões que não conhecia.

Uma das intenções da universidade é permitir que a definição do curso seja mais consciente e, assim, a evasão seja reduzida. Em 2016, a desistência foi de 2.536 estudantes, que representam 9% do total de 28 mil alunos. A Universidade Federal do Paraná oferece na feira palestras sobre diversos cursos, distribuídas em cinco salas e um auditório. Outras unidades da instituição, como as empresas juniores, a Editora UFPR e o Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) também têm estandes para atendimento.  A programação completa da feira, o endereço do complexo da UFPR em Piraquara e orientações sobre como chegar podem ser conferidos no site do evento: feiradecursos.ufpr.br. As informações também estão no site da BandNews: dev2.bandnewsfmcuritiba.com

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem