Agentes Penitenciários decidem entrar em greve a partir de sábado (23)

agenteOs Agentes Penitenciários do Paraná devem entrar em greve a partir de sábado (23), por tempo indeterminado. A paralisação dos servidores das universidades estaduais continua e os servidores da saúde seguem em estado de greve.

A decisão dos agentes penitenciários aconteceu nesta terça-feira (19), durante assembleia geral da categoria, em Guarapuava, na região central do estado. Segundo a presidente do Sindarspen, Petruska Sviercoski, além da luta geral do funcionalismo contra o reajuste salarial de 5% anunciado pelo governo do estado, a categoria pede mais segurança.

Durante a paralisação devem ser mantidos os serviços de distribuição de alimentação, atendimentos a emergências médicas e cumprimento de ordens judiciais. Não vão acontecer atividades como escola, trabalho, pátio de sol, visitas de familiares aos presos e entrega de sacolas. A Secretaria de Segurança Pública foi procurada, mas por enquanto não deve se pronunciar sobre a paralisação. O órgão informou que para melhorar a segurança dos agentes no início do ano foram entregues radiocomunicadores para uso interno nas penitenciárias, mais coletes balísticos, foi regulamentado o porte de arma e realizada a manutenção de portões internos das unidades.

Outra categoria que segue em estado de greve é a dos servidores estaduais da saúde. Uma assembleia da categoria foi realizada nesta terça-feira (19) para planejar os próximos passos da luta pelo cumprimento da data base. Os servidores decidiram pela criação de uma carta à população repudiando as medidas do governo e que deve ser colocada nos locais de trabalho, ônibus e lugares de grande visibilidade. Outra carta deve ser escrita e entregue na casa dos deputados estaduais em todas as regiões. Além dos documentos, os servidores planejam protestos regionais contra a situação atual do Estado.

Na última segunda-feira (18) os servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual de Londrina e do Hospital Universitário da cidade decidiram continuar a greve, que começou no dia primeiro de maio. O pedido da categoria é o mesmo do funcionalismo em geral, a reposição integral da inflação. Além dos servidores da UEL, os funcionários das outras seis universidades estaduais do Paraná também estão em greve, pelo mesmo motivo. A expectativa do comando da greve é de que as assembleias nas demais instituições sejam feitas até o início da próxima semana.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2