Alunos e UFPR devem se reunir novamente amanhã para discutir desocupação da Reitoria

(Foto: divulgação/UFPR)

Os alunos que ocupam o prédio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) devem se reunir novamente com representantes da instituição amanhã (14), às 10h da manhã. Esta é a terceira reunião para negociar a liberação do prédio, desde que foi ocupado, na última terça-feira, 10.

Em um encontro hoje (13) pela manhã a universidade propôs a desocupação imediata do local e a espera pelo relatório do Ministério Público do Trabalho, que investiga a situação dos funcionários terceirizados nos Restaurantes Universitários da instituição. A proposta da UFPR é que as medidas a serem implementadas depois que o relatório for divulgado sejam acompanhadas pelas entidades representantes dos alunos e dos funcionários.

Cerca de 30 estudantes estão nos departamentos de Licitações e Contratações (DELIC) e de Logística (DELOG) da Reitoria. Eles protestam contra a demissão de funcionários terceirizados da empresa Blumenauense, lotados no Restaurante Universitário. A ocupação do prédio foi organizada por um coletivo de alunos chamado de Frente de Apoio à Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras Terceirizados da UFPR.

De acordo com o movimento, pelo menos 13 trabalhadores do RU foram demitidos após participarem de uma greve no ano passado. Um ato de apoio à ocupação foi marcado para hoje (13) à tarde. A UFPR afirma que a atuação da universidade a respeito dos RUs é limitada, por se tratar de contrato de terceirização.

Questões trabalhistas, por exemplo, são de responsabilidade da empresa que administra os restaurantes. A instituição destaca que tem exercido com rigor o papel de fiscal do contrato e realizado os ajustes que estão na sua área de competência. Desde o dia 6 de abril, o Ministério Público do Trabalho realiza inspeções em todas as unidades do RU em Curitiba.

 

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*