Bancários em greve aguardam nova rodada de negociação com bancos

greve-logo-bancos

A greve nacional dos bancários chega hoje (quinta, 29) ao vigésimo quarto dia, depois de uma reunião que terminou com nova proposta dos bancos rejeitada pelos trabalhadores.

As instituições bancárias ofereceram o mesmo índice de reajuste, de 7%, elevaram em duzentos reais o valor do abono e anteciparam a discussão do reajuste do ano que vem. Mas a proposta foi rejeitada ainda na mesa de negociação, sem ser levada para assembleias da categoria. A Federação dos Bancos (Fenaban) se comprometeu a apresentar nesta sexta-feira (30) uma sugestão de data para a realização de uma nova rodada de negociações.

A contraproposta apresentada nesta quarta-feira pelos bancos eleva de R$ 3.300 para R$ 3.500 o abono salarial deste ano. Os bancos também se comprometem a reajustar os salários do ano que vem com reposição da inflação do período, além de meio por cento de aumento real. A proposta da Fenaban segue um novo modelo de acordo para a Convenção Coletiva, com validade de dois anos, e não mais de apenas um, como o que está em vigor.

A pauta inicial dos bancários pede um reajuste de 14,5%. Desse total, 5% é de aumento real e 9,5% de reposição da inflação.  Em Curitiba e região, a greve atinge 385 das 532 agências bancárias. A adesão é total no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Alguns bancos privados conseguiram liminares judiciais para manter as agências abertas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem