Em 35 anos, desastres ambientais no Paraná batem recorde em 2015

Foto: Niomar Pereira/Jornal de Beltrão
Foto: Niomar Pereira/Jornal de Beltrão

O ano passado foi o mais trágico no Paraná e com mais vítimas de desastres climáticos dos últimos 35 anos. A Defesa Civil bateu recorde de atendimentos, com 622 ocorrências entre chuvas de granizo, vendavais e três tornados. Foi a maior marca desde 1980. Os desastres afetaram mais de 400 mil pessoas, e provocaram estragos em mais de 50 mil residências, principalmente nas cidades de Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon.

Nestas cidades, os tornados passaram com ventos de 115 a 125 quilômetros por hora de acordo com o capitão Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil do Paraná.

O tempo ruim foi uma constante em 2015, e mesmo nos últimos dias a chuva veio forte em todo o Paraná com enxurradas e vendavais. O tenente Marcos Vidal, também da Defesa Civil, destaca que dezembro teve uma grande quantidade de ocorrências.

A cada ocorrência, a cada novo desastre ambiental, as equipes da Defesa Civil vão à campo distribuir lonas para cobrir telhados e abrigar quem não tem para onde ir. Nas cidades com as situações mais complicadas, um documento é elaborado com todos os estragos registrados, e então encaminhado ao Governo Federal.

Só nos últimos dois meses, o Ministério da Integração Nacional publicou cinco portarias com decretos de emergência para as cidades paranaenses atingidas por desastres ambientais.

Os prejuízos provocados pelos desastres naturais somaram R$ 487 milhões, e 66 municípios decretaram situação de emergência ou calamidade pública.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2