Em menos de dois meses, Curitiba enfrenta segunda greve na saúde

Foto: reprodução/SISMUC
Foto: reprodução/SISMUC

A Prefeitura de Curitiba reclama que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) não está cumprindo o acordo de manter o quadro mínimo de funcionários durante a greve que começou nesta segunda-feira (30). De acordo com o município, em um encontro feito na última sexta-feira (27), ficou estabelecido que as unidades básicas de saúde teriam, no mínimo, 20% do efetivo trabalhando. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas teria pelo menos 12 profissionais. A Secretaria da Saúde afirmou que mantém todas as unidades abertas para acolher e encaminhar pacientes em situação de emergência. A prefeitura diz que vai registrar e encaminhar o descumprimento do acordo para os órgãos de controle. Servidores municipais da saúde retomaram, na madrugada desta segunda-feira (30), a greve geral suspensa desde fevereiro. Com a paralisação, Curitiba amanheceu sem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) o quadro mínimo é respeitado: 20% dos trabalhadores fazem a orientação e o encaminhamento de pacientes para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Nelas, não há prejuízo no atendimento. Mais de mil médicos, 600 dentistas, enfermeiros, auxiliares e outros funcionários compõem o quadro de trabalhadores que aderiram à paralisação. Os servidores se reuniram desde o início da manhã na Praça Santos Andrade e fizeram uma caminhada até a prefeitura. Às 10h30, está prevista uma nova reunião de representantes da categoria com o prefeito Gustavo Fruet. A Coordenadora Geral do Sismuc, Ana Paula Cozzolino, diz que a expectativa dos trabalhadores é de que o município dê um prazo para o cumprimento do acordo feito em fevereiro.

 No início de fevereiro, os servidores fizeram uma greve de dois dias para cobrar o pagamento de horas extras e de benefícios atrasados. Os trabalhadores reclamam de um novo calote da prefeitura, que não teria cumprido a promessa de pagar os novos pisos de forma retroativa. Em nota, a prefeitura anunciou na última quinta-feira que vai pagar todo o valor do reajuste devido em apenas uma parcela até o dia 17 de abril. No total, vão ser repassados cerca de R$ 5 milhões. O município também informou que uma comissão de representantes dos servidores e da administração vai definir o modelo da nova gratificação Qualifica SUS e também o cronograma de implantação do benefício.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem