Especialistas flagram ave rara na Grande Curitiba

 Especialistas flagram ave rara na Grande Curitiba

(Foto: Reprodução / Facebook Rômulo Silva)

(Foto: Reprodução / Facebook Rômulo Silva)

Um gavião que está em risco de extinção foi visto recentemente na região de Curitiba. Trata-se do gavião-de-penacho, que depende de florestas nativas bem conservadas para conseguir cumprir o ciclo de vida, ou seja, territórios para alimentação e reprodução.

Uma fotografia de um técnico da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), tirada no município de Bocaiúva do Sul, em uma zona de restauração de Floresta de Araucária, ecossistema associado à Mata Atlântica, é a prova da presença da ave.

Para os especialistas da entidade, o flagrante reforça a necessidade de preservação da Floresta de Araucária, que abriga boa parte das espécies que podem ser extintas no Paraná. Esse tipo de vegetação, no entanto, representa hoje menos de 1% da área original.

Entre as grandes aves de rapina do país, podendo medir até 65 centímetros de comprimento, o gavião-de- penacho é uma espécie considerada “criticamente em perigo” nas listas vermelhas de fauna da maioria dos Estados cobertos pela Mata Atlântica no país. Essa classificação é a que precede o desaparecimento de um tipo de animal da natureza.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem