Estudantes revitalizam áreas verdes em escola de Pinhais

(Foto: Hedeson Alves/AEN)

Estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Agropecuária do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais, na Grande Curitiba, estão transformando os espaços de convivência da escola e da comunidade. Há dois anos, vinte e um alunos participam de um projeto de revitalização de áreas verdes.

A iniciativa nasceu de uma intensa pesquisa científica e engloba atividades práticas baseadas nas disciplinas que integram o currículo dos cursos. As atividades são supervisionadas pelos professores. A coordenadora do curso, Luciene Soares, destaca que a iniciativa surgiu dos próprios alunos.

Os alunos decidiram colocar os dados coletados em prática em espaços que não eram usados. O primeiro passo foi elaborar um estudo sobre a história da região para descobrir como o solo era utilizado e definir ações para corrigir as necessidades de nutrientes para o cultivo de novas plantas.

Em seguida, eles elaboraram um projeto de compostagem e de produção de humos para fertilizar o solo. O resultado foi o nascimento de um lindo canteiro com mudas de plantas nativas. O aluno Giliarde Feitosa, de 16 anos, comenta que a prática melhora – e muito – o aprendizado.

A entrada da escola mudou completamente depois da iniciativa dos alunos. A fachada ganhou novos canteiros com diferentes tipos de flores, com espécies ornamentais e um espaço dedicado à pesquisa científica relacionada a questões ambientais, além de uma estação meteorológica.

(Foto: Hedeson Alves/AEN)

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*