Ex-diretor da área internacional da Petrobrás presta depoimento à CGU

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação – arquivo

O ex-diretor da área internacional da Petrobrás, Jorge Luiz Zelada, presta depoimento à Comissão de Processo Administrativo Sancionador, da Corregedoria-Geral da União sobre a aquisição dos 50% finais da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela estatal. Os questionamentos são feitos por videoconferência, nesta quarta-feira (31), e começaram às 10h, no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na grande Curitiba. Zelada está preso no local, ele foi detido em julho de 2015 na décima quinta fase da Operação Lava Jato.

De acordo com a intimação assinada pelo Presidente da Comissão, João Marcelo Neiva, o ex-executivo vai depor como investigado. A Petrobrás comprou a refinaria de petróleo em Pasadena, no Texas (EUA), em 2006. A aquisição levantou suspeitas de superfaturamento e evasão de divisas.

A estatal brasileira pagou 360 milhões de dólares por 50% da refinaria. O montante está bem acima do total pago, no ano anterior, pela empresa belga Astra Oil, que teria adquirido a refinaria inteira por 42 milhões e meio de dólares. Zelada já foi condenado em outra ação penal da Lava Jato a 12 anos e 2 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Na denúncia do Ministério Público Federal, Zelada e Eduardo Musa, ex-gerente da área internacional da estatal brasileira, receberam propina para favorecer a contratação de uma multinacional para o afretamento de navio-sonda para a Petrobrás. Apesar de já ter sido citada em delações da lava jato, a compra de Pasadena ainda não se tornou alvo de ação penal no âmbito da lava jato. Segundo a assessoria da CGU, o conteúdo do depoimento ficará em sigilo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem