Ex-presidente do PT presta depoimento como testemunha de defesa de Lula

 Ex-presidente do PT presta depoimento como testemunha de defesa de Lula

(Foto: reprodução/Youtube)

(Foto: reprodução/Youtube)

O ex-deputado e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, disse em depoimento ao juiz Sérgio Moro que nunca teve conhecimento de atos ilícitos praticados por parte do ex-presidente Lula. Falcão falou na condição de testemunha de defesa de Lula, que é réu em ação penal que trata da propriedade do sítio em Atibaia, no interior de São Paulo. No processo, o petista é acusado de ter recebido vantagens indevidas da OAS, da Odebrecht e da Schahin Engenharia em forma de benfeitorias no sítio.

Na audiência, o ex-presidente do PT ainda afirmou que nunca soube de situações em que Lula tenha tomado iniciativa para nomear ou manter diretores da Petrobras em troca de valores ilícitos para partidos ou agentes públicos.

Durante o depoimento, Rui Falcão ainda afirmou ao juiz Sérgio Moro que o objetivo das ações judiciais contra Lula é impedir que ele seja candidato à presidência da República, nas eleições deste ano. Quando respondia ao questionamento da defesa de Lula, o ex-presidente do PT foi interrompido por Moro, que disse que a audiência não era o momento de fazer propaganda política.

Outras duas testemunhas foram ouvidas nesta segunda-feira: o engenheiro eletricista Ricardo Duarte e o encarregado de obras da empreiteira OAS, Misael Oliveira. Mais de cem pessoas foram intimadas a depor nesta ação penal como testemunhas de defesa, entre elas a presidente Dilma Rousseff que tem oitiva agendada para o dia 29 de junho.

De acordo com a denúncia do MPF, o ex-presidente Lula seria responsável por comandar “uma sofisticada estrutura ilícita para captação de apoio parlamentar, assentada na distribuição de cargos públicos na Administração Pública Federal” e teria recebido cerca de R$ 870 mil em vantagens indevidas em forma de reformas, construção de anexos e outras benfeitorias no Sítio de Atibaia. Além de Lula, o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht; o dono da OAS, Léo Pinheiro; o pecuarista José Carlos Bumlai; e mais nove foram denunciados na mesma ação penal.

Todos são acusados de lavagem de dinheiro e corrupção ativa ou passiva. O ex-presidente foi denunciado em maio de 2017 e tornou-se réu em agosto do mesmo ano. Ele foi preso no dia 7 de abril após ser condenado a 12 anos e um mês, no processo referente ao Triplex do Guarujá (SP).

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem