Ex-tesoureiro do PT condenado na Lava Jato é transferido para o Complexo Médico Penal, em Pinhais

 Ex-tesoureiro do PT condenado na Lava Jato é transferido para o Complexo Médico Penal, em Pinhais

Foto: divulgação /Arquivo Agência Brasil

Foto: divulgação /Arquivo Agência Brasil

O ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), Delúbio Soares, chegou de São Paulo a Curitiba no início da tarde desta quarta-feira (20). Ele veio à capital paranaense em uma aeronave da própria Polícia Federal e vai ficar detido no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na grande Curitiba, onde outros presos da operação Lava Jato já cumprem pena.

A transferência ocorreu depois de uma determinação do juiz federal Danilo Pereira Júnior, da Vara de Execuções Penais do Paraná. Delúbio está preso desde maio deste ano e a defesa dele chegou a pedir que a pena fosse cumprida em Brasília para facilitar a visita de familiares. Delúbio Soares foi condenado no ano passado a seis anos de prisão por lavagem de dinheiro, acusado de intermediar um empréstimo fraudulento de R$ 12 milhões do Banco Schahin, ao Partido dos Trabalhadores.

O juiz justificou a transferência informando que há interesse da “administração judiciária, para fins de instrução criminal, na inclusão do executado no sistema prisional em Curitiba”, já que o ex-tesoureiro ainda responde a outra ação penal na Lava Jato. O advogado de defesa de Delúbio, Pedro Guerra de Medeiros, contesta a decisão, apontando que seria possível que o condenado respondesse ao processo mesmo em Brasília, já que existe o recurso de videoconferência para as audiências com réus.

O advogado afirma que vai recorrer ainda nesta semana aos tribunais superiores para que a pena do ex-tesoureiro do PT seja cumprida em Brasília e em regime semi-aberto.

De acordo com a acusação, Delúbio Soares teria intermediado o empréstimo junto ao Banco Schahin por meio do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula. Parte do dinheiro — R$ 6 milhões, segundo o Ministério Público — foi repassada ao empresário Ronan Maria Pinto.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem