Giro nas Ruas dessa segunda é na Avenida Desembargador Hugo Simas

 Giro nas Ruas dessa segunda é na Avenida Desembargador Hugo Simas

(Foto: reprodução/Google Street View)

Hugo Gutierrez Simas nasceu em Paranaguá, no litoral do Paraná, no dia 23 de outubro de 1883. Filho de Fernando Simas – farmacêutico que também foi editor da folha republicana “Livre Paraná” e que integrou a bancada paranaense da Constituinte de 1891 – ele é considerado por muitos como o maior jurista que o estado já teve.

Hugo Simas passou boa parte da vida na cidade natal e, aos 22 anos de idade, mudou com a família para o Rio de Janeiro – na época, capital da República. Lá ele se formou em Farmácia e chegou a exercer a mesma profissão do pai, mas depois estudou Direito e voltou ao Paraná, quando assumiu o cargo de promotor no Ministério Público estadual.

Hugo Simas atuou sucessivamente nas cidades de Antonina, no litoral, Palmeira, nos Campos Gerais, e Rio Negro, que hoje pertence à região metropolitana da capital. Em 1912, ele participou do processo de fundação da então Universidade do Paraná, hoje Universidade Federal do Paraná.

Em 1921, o paranaense voltou a viver no Rio de Janeiro e lá permaneceu até 1932. Foi quando Manuel Ribas, interventor do Paraná, ofereceu a ele o posto de Procurador-Geral do Ministério Público do estado. Ao aceitar a proposta, Simas retornou à terra de origem e, apenas 10 meses depois, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Ao longo da vida, Hugo Simas também atuou como redator de jornais, bibliotecário e até deputado estadual. Conhecido pela luta em prol da humanização da lei, ele voltou para a capital fluminense quando adoeceu e lá mesmo ele morreu, em 27 de novembro de 1941, aos 58 anos de idade.

Em Curitiba, a avenida que leva o nome do desembargador tem cerca de dois quilômetros de extensão entre a rua Santa Cecília, no bairro Bom Retiro, e a rua Albino Silva, já no Pilarzinho.

(Foto: reprodução/Google Street View)

Há quase 20 anos a avenida Desembargador Hugo Simas é o endereço de uma escola que tem uma proposta bem diferente. A Escola Alemã de Curitiba foi fundada para atender às crianças que vieram do país europeu para o Paraná. Mas, com o tempo, os curitibanos também passaram a frequentar a instituição.

Por lá, os alunos aprendem muito mais do que as disciplinas obrigatórias do currículo nacional. Quem conta é a vice-diretora e coordenadora Cristiane Klas.

Cristiane conta que os alunos da escola também são estimulados a praticar atividades esportivas e a desenvolver habilidades em diferentes modalidades nas artes, música e dança.

Inicialmente, a Escola Alemã de Curitiba ficava no Jardim Social. A mudança foi feita principalmente para que os alunos tivessem um contato maior com a natureza.

A Escola Alemã de Curitiba fica na avenida Desembargador Hugo Simas, 2001, no Bom Retiro.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem