Giro nas Ruas dessa segunda-feira é na Avenida República Argentina

A Avenida República Argentina homenageia um dos maiores países da América Latina, e um destino bastante procurado pelos brasileiros. O país foi homenageado em uma das principais vias da capital paranaense, que antes se chamava Avenida do Portão. Este eixo estrutural de Curitiba, rumo ao sul da cidade, era um dos principais acessos vindos do interior do estado. A disputa entre lavradores de terra e tropeiros acabou por criar, ali, vários pontos de controle, com cerca e portões. Daí veio o nome do bairro, Portão, que acabou por batizar a avenida. Em 1893, a linha férrea tinha, ali, uma cancela de inspeção. Com o passar dos anos, o perfil da avenida mudou, Curitiba se desenvolveu, e a região virou um dos principais polos de comércio e residências da cidade.

Um dos pontos mais importantes da Avenida República Argentina é o Museu Municipal de Arte de Curitiba, o MuMA, que abriga cerca de três mil e oitocentas obras de arte. O centro artístico está localizado em frente ao terminal do Portão, por isso reúne um público bastante variado. As iniciativas culturais também colaboram para a diversificação do público.

portao-cultural-muma

O espaço foi reinaugurado em 2012, após uma pausa de sete anos nas atividades. O museu é dividido em três salas expositivas A mais importante delas é a que reúne obras do acervo pessoal de Potí Lazzaroto e da mulher dele. A Coordenadora do Portão Cultural e do museu, Cristina Herrera, explica que os quadros expostos fazem parte do acervo do MuMA, em parceria com a Prefeitura de Curitiba.

Além das obras de arte tradicionais, o MuMA também tem outras iniciativas abertas à população. A Casa da Leitura, por exemplo, é uma das bibliotecas literárias mais visitadas de Curitiba. Outro projeto é o centro de arte digital, um ateliê que mescla arte e tecnologia. Segundo Cristina Herrera, esse tipo de iniciativa é importante porque não existem mais limites para as experimentações artísticas.

O MuMA funciona de terça a domingo entre as 10 da manhã e as sete da noite.

Um dos pontos mais importantes da Avenida República Argentina é o Hospital do Trabalhador. O espaço tem o maior pronto-socorro do Paraná e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. O hospital possui pouco mais de 220 leitos e realiza uma média de mil e quinhentas cirurgias por mês. O número de pessoas atendidas em 2015 chega a 250 mil.

Foto: Divulgação / Secretaria da Saúde/SESA
Foto: Divulgação / Secretaria da Saúde/SESA

Fundado em 1947, o “Sanatório Médico Cirúrgico do Portão”, como era chamado, passou por várias especialidades ao longo das décadas, dependendo das necessidades da população. Nos anos 60, foi referência no tratamento à tuberculose. Já nos anos 80, a Aids se tornou o principal foco do hospital. De acordo com o diretor do espaço, Jeci de Labris, foi somente na década de 90 que o Hospital do Trabalhador ganhou esse nome, por abrir o atendimento às demandas gerais da população.

Atualmente, o Hospital do Trabalhador passa por uma ampliação que vai garantir o aumento do espaço dedicado ao pronto-socorro. O diretor Jéci de Labris também explica que uma nova ala exclusiva ao atendimento da mulher deve ser inaugurada.

O Hospital do Trabalhador fica na Avenida República Argentina, número 4406, no Novo Mundo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.