Giro nas Ruas dessa segunda-feira é na Rua Conselheiro Carrão

João da Silva Carrão nasceu em Curitiba em 14 de maio de 1810. Conselheiro Carrão, se formou em direito na Faculdade de Direito de São Paulo e foi o único estudante do Largo São Francisco que se filiou ao partido dos moderados depois da abdicação de Dom Pedro Primeiro em 1831. Conselheiro Carrão entrou para a política e foi Presidente da Província do Pará, deputado geral, senador, e ministro da fazenda em 1865. Fundou diversos jornais e foi um importante intelectual do período regencial brasileiro. Em Curitiba a rua Conselheiro Carrão faz a ligação entre os bairros Juvevê e Jardim Social ligando a Avenida Nossa Senhora da Luz à Rua Alberto Bolliger.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Rua Conselheiro Carrão passa pelo meio do Jardim Ambiental, uma praça que percorre cinco quadras da Rua Schiller e faz a ligação entre o bairro Hugo Lange e o Alto da XV. O Parque foi inaugurado em 1978, pelo presidente Ernesto Beckmann Geisel e hoje é famoso pela tradicional pista de skate e a cancha de bocha. Na altura em que o jardim cruza com a Rua Conselheiro Carrão os pedestres iniciam o trajeto da pista cooper. Alessandra Nascimento é uma das pessoas que frequentam diariamente o Jardim e se exercitam na pista.

Além de ser um oasis verde no meio da cidade, o contorno do parque serve de estacionamento para os bares e restaurantes da região da Rua Itupava. As quadras, o parquinho infantil e a acadêmia ao ar livre do Jardim Ambiental são abertos ao público.

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

 

No Bairro Hugo Lange, a Rua Conselheiro Carrão cruza outra área verde, o Jardim Poeta Leonardo Henke. Nessa altura, a rua abriga o Centro de Estudos Budistas Bodisatva um espaço de leitura das escrituras de Buda e prática de meditação, como explica a coordenadora do centro, Bernadete Brandão.

Há 19 anos o Bodissativa propõe que a meditação faça parte da vida dos Curitibanos. O nome do espaço vem de uma importante lenda budista.

Não é necessário seguir a religião para participar das atividades do centro. A programação completa pode ser consultada no site www.cebb.com.br.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*