Historiadora lança livro que traça história do abastecimento de água para Curitiba

 Historiadora lança livro que traça história do abastecimento de água para Curitiba

Foto: Divulgação

Das adutoras embrenhadas na floresta até a casa dos curitibanos. A historiadora Lorena de Pauli vai lançar na próxima quarta-feira, dia 23, o livro ‘Uma História Ambiental dos Mananciais da Serra do Mar: o Abastecimento de Água para Curitiba. A obra traça a história do caminho das águas entre os anos de 1870 e 1929.

O livro começa a ser vendido no dia do lançamento e depois vai ser disponibilizado por meio do site: institutomemoria.com.br. O evento de lançamento vai acontecer na próxima quarta-feira, no Centro de Estudos Bandeirantes, no centro de Curitiba, a partir das seis horas da tarde. O livro é resultado da dissertação de mestrado, defendida em 2008 no Programa de Pós-Graduacao em História da Universidade Federal de Santa Catarina e mostra quais foram os primeiros caminhos da tão aguardada água encanada.

Até então, a população curitibana se servia em bicas que ficavam em praças da cidade. A publicação é referencia para todos os que estudam ou se preocupam com o abastecimento de água e as questões ambientais de uma metrópole.

De acordo com a autora, o tema é urgente e ainda existe um número reduzido de estudos historiográficos nesta área. A publicação é pioneira e aponta ainda caminhos para novos estudos sobre o assunto.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem