PolíticaEleições 2018

Ibope aponta Ratinho Junior com 42%; Cida Borghetti com 13%; e João Arruda com 6%

 Ibope aponta Ratinho Junior com 42%; Cida Borghetti com 13%; e João Arruda com 6%

Foto: Pedro Ribas/AEN

O deputado estadual Ratinho Junior (PSD) lidera a pesquisa Ibope, para o governo do Paraná, com 42% das intenções de voto. A sondagem foi divulgada no início da noite de ontem (04) e é a segunda apurada pelo instituto depois da oficialização das candidaturas. A governadora Cida Borghetti (Progressista), candidata a reeleição, aparece em segundo lugar, com 13%.

Na sequência, está o deputado federal João Arruda (MDB), com 6%, a frente do ex-deputado Doutor Rosinha (PT), que alcançou 4% das intenções de voto. Outros cinco candidatos ao governo do estado aparecem com 1%, cada – o advogado Ogier Buchi (PSL), o servidor público Professor Piva (PSOL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), professora Priscila Ebara (PCO) e o ex-vereador Jorge Bernardi (Rede). O empresário Geonísio Marinho (PRTB) não atingiu 1%. ‘Brancos/nulos’ são 16%; ‘não sabe’ atingiu 14%.

A pesquisa foi encomendada pela RPC e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.204 eleitores entre sábado (01) e ontem (04). O nível de confiança utilizado é de 95%; isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O registro no TRE é o PR-04985/2018 e no TSE é o BR-01988/2018.

Segundo turno

Na segunda pesquisa Ibope para o governo do estado, divulgada ontem (04), o instituto consultou os eleitores sobre a possibilidade de segundo turno. Neste cenário, o deputado estadual Ratinho Junior (PSD) tem 58% das intenções de voto, contra 20% da governadora Cida Borghetti (Progressista). ‘Branco/nulo’ são 15% e ‘não sabe/não respondeu’ somam 7%.

Na sondagem com todos os candidatos, na comparação com a primeira pesquisa divulgada pelo Ibope, Ratinho Junior ampliou a vantagem sobre Cida. A diferença de 18 pontos subiu para 29. A sondagem divulgada nesta terça-feira (04) foi realizada a partir do dia seguinte ao início da propaganda eleitoral obrigatória, no rádio e na TV. Ratinho foi de 33 para 42% das intenções de voto, enquanto Cida caiu de 15 para 13%.

Ratinho foi o único candidato a oscilar fora da margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos. Entre o levantamento realizado há duas semanas e a sondagem divulgada ontem (04), o deputado federal João Arruda (MDB) diminuiu a diferença para a governadora Cida Borghetti.

João Arruda tinha cinco, chegou a 6% e agora está há sete pontos de Cida. No entanto, a diferença era de dez e, dessa maneira, oscilou dentro da margem de erro. O ex-deputado Doutor Rosinha (PT) subiu de três para 4%. O servidor público Professor Piva (PSOL) caiu de dois para 1%.

Os demais candidatos não oscilaram entre as duas pesquisas. O número de ‘brancos/nulos’ diminuiu de 22 para 16%, fora da margem de erro. ‘Não sabe’ saiu de 15 para 14%, dentro da margem de erro.

Liminar revogada

A sentença que liberou a divulgação da pesquisa Ibope de intenção de votos para o governo do Paraná foi assinada pouco depois das sete da noite. A juíza auxiliar Graciane Lemos, do Tribunal Regional Eleitoral, revogou a liminar concedida na sexta-feira (31), a pedido da campanha do candidato da Rede ao governo, o ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi, e que suspendia a divulgação da pesquisa.

O Ibope recorreu e, na decisão, a juíza afirma que a metodologia do instituto não excluiu ‘a opinião do público representativo de todas as faixas etárias’, pois ‘apenas agrupou os eleitores de 16 até os 24 anos’ e ‘aqueles acima dos 55 anos’. A juíza citou ainda que ‘os eleitores de ensino fundamental’ não foram excluídos da pesquisa.

No despacho, ela afirma que ‘a lei não obriga a adoção de metodologia em que a ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico sejam feitas em todas as áreas pesquisadas’; esses dados podem ser ‘divulgados até o sétimo dia útil após a divulgação dos resultados da pesquisa’.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem