Lula protocola denúncia na ONU contra arbitrariedades e abuso de poder do juiz Sérgio Moro

Fotos: Agência Brasil / Arquivo
Fotos: Agência Brasil / Arquivo

A defesa do ex-presidente Lula protocolou nesta quinta-feira (28) uma petição no Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) em que denuncia arbitrariedades e abuso de poder do juiz federal Sérgio Moro e dos procuradores da Operação Lava Jato. Os advogados dizem ainda que os investigadores violaram o Pacto de Direitos Políticos e Civis.

Na ação apresentada à ONU, a defesa de Lula aponta quatro pontos que são vistos como abuso: a condução coercitiva do ex-presidente no dia 4 de março deste ano; o vazamento de materiais confidenciais para a imprensa; a divulgação de gravações telefônicas de Lula; e medidas cautelares autorizadas sem justificativa.

A ação ainda cita precedentes da Comissão de Direitos Humanos da ONU e de outras Cortes Internacionais, que mostram que o juiz Sérgio Moro cometeu uma série de ações ilegais contra Lula, familiares, advogados e colaboradores e, portanto, segundo a lei internacional, perdeu a imparcialidade para julgar o ex-presidente. A assessoria de imprensa da Justiça Federal do Paraná informou que Moro não vai se manifestar sobre o assunto.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem