Mão de obra do setor de transporte de cargas do Paraná pode encolher devido à alta nos preços dos combustíveis

 Mão de obra do setor de transporte de cargas do Paraná pode encolher devido à alta nos preços dos combustíveis

(Foto: Divulgação / RodoNorte)

(Foto: Divulgação / RodoNorte)

Vinte e seis mil trabalhadores do setor de transportes de cargas do Estado podem ficar sem emprego por causa do recente reajuste no valor dos combustíveis em todo o país. É isso, pelo menos, o que afirma a Fetranspar, Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná.

Segundo a entidade, além da alta nos preços, pesa ainda o fato de esse aumento ter sido muito repentino. Vale lembrar que a mudança foi determinada pelo governo federal via decreto, ou seja, não tramitou no Legislativo antes de entrar em vigor, na última sexta-feira (21).

O presidente da Fetranspar, Sérgio Malucelli, esclarece que o impacto também deve ser sentido pelo consumidor final.

A projeção da Fetranspar em relação às possíveis demissões representa 10% de toda a mão de obra empregada no Estado. Para Malucelli, com o aumento no valor do óleo diesel, o custo operacional pode saltar até 4%.

Ele afirma ainda que a postura do governo é uma forma de transferir os problemas que enfrenta para o empresariado e o setor produtivo.

Na quinta-feira (20) da semana passada, o presidente Michel Temer assinou um decreto aumentando as alíquotas de PIS/Cofins sobre os combustíveis para ajudar no cumprimento da meta das contas públicas. Isso fez o preço cobrado nas bombas disparar já no dia seguinte.

Na última terça (25), o juiz substituto Renato Borelli, da 20ª Vara Federal do Distrito Federal, congelou os efeitos do decreto, concedendo uma liminar que atendia à uma ação popular. A Advocacia-Geral da União então recorreu, alegando que R$ 78 milhões deixariam de ser arrecadados por dia se a liminar fosse mantida.

Ontem (quarta, 26), o desembargador Hilton Queiroz, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília, acolheu o recurso da AGU e anulou a decisão que suspendia o aumento. Ele entendeu que a cautelar gerava “grave lesão à ordem econômica, principalmente, em um momento de crise econômica no país”.

O governo calcula que a alta de impostos sobre os combustíveis gere receitas extras da ordem de R$ 10,4 bilhões em 2017.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem