Motoristas e cobradores definem hoje início da greve

Reprodução / Prefeitura de Curitiba / URBS
Reprodução / Prefeitura de Curitiba / URBS

Deve ser definida ainda hoje (23) a data de início da greve do transporte coletivo de Curitiba. Na madrugada desta segunda-feira (23) os trabalhadores da Viação Mercês – a última a ser consultada pelo sindicato da categoria, aprovaram o indicativo de paralisação.

O protesto é motivado pela cobrança de multas, por parte da Urbs, referentes a 2011 e 2012, fato classificado pela categoria como irregular. O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba (Sindimoc) deve também definir um prazo para que a prefeitura e a Urbs desistam das cobranças.

Ao longo dos últimos dias, funcionários dos três consórcios que operam na cidade foram consultados e a decisão de paralisação, em caso de haver a cobrança das multas, foi unânime.

De acordo com a categoria, as multas vão desde penalidades ao motorista que parou o ônibus para ajudar um passageiro desmaiado; condutor que teve o ônibus quebrado por vândalos e até funcionários que não conseguiram evitar invasão em massa ao coletivo. O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, diz ser inadmissível a cobrança de tais infrações.

A Urbs, por meio do presidente Roberto Gregório, declarou que a responsabilidade pelas multas é das empresas. No entanto, o sindicato que representa as empresas deixou claro que os trabalhadores serão cobrados pelas infrações que cometeram.

Em nota, o Setransp afirma que “há tempos pede mudança nos trâmites referentes à fiscalização” e que também “sugere a criação de uma comissão formada pela Urbs, Sindimoc e Setransp para avaliar os autos de infração com neutralidade e bom senso”. Além disso, diz que “não vai se posicionar sobre multas específicas porque ainda não as recebeu”.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem