Motoristas infratores fazem serviços voluntários em hospitais de São José dos Pinhais

Halisson Woiciekovski, de 23 anos, participa do projeto há três semanas Foto: Emily Kravetz/Detran-PR
Halisson Woiciekovski, de 23 anos, participa do projeto há três semanas.
Foto: Emily Kravetz/Detran-PR

Motoristas que cometeram crimes de trânsito prestam serviços voluntários às vítimas de acidentes em São José dos Pinhais. A ação é uma espécie de punição diferente para aqueles que foram pegos por dirigirem embriagados.

O infrator é convidado a prestar serviços voluntários e acompanhar o tratamento de vítimas de acidentes de trânsito. O projeto “Justiça e Sobriedade no Trânsito” é organizado pela segunda Vara Criminal de São José dos Pinhais, em conjunto com a Defensoria Pública e Ministério Público da cidade, com apoio do Detran, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e Conselho Comunitário de Execução Penal.

O coordenador da ação, juiz Augusto Gluszcak conta que o objetivo é conscientizar os infratores de que um ato de irresponsabilidade pode ter impacto destrutivo na vida de outras pessoas.

No hospital, o motorista ajuda no transporte de pacientes em cadeiras de rodas e macas, conversa com vítimas e familiares, sempre com o acompanhamento de profissionais. A assistente social, Jeanine de Paula explica que todos os participantes são homens, a maioria com pouca informação.

O condutor infrator passa primeiro pela audiência na Vara Criminal e se demonstrar interesse pelo projeto, passa por palestras e avaliações. São 40 motoristas participantes desde o mês de maio.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem