MPF propõe ação para garantir implantação de unidades para tratamento de drogas em Foz do Iguaçu

 MPF propõe ação para garantir implantação de unidades para tratamento de drogas em Foz do Iguaçu

O Ministério Público Federal propôs ação civil pública para que o município de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, seja obrigado a implantar unidades de acolhimento adulto e infanto-juvenil para prestação de serviços de enfrentamento ao crack e outras drogas.

De acordo com o MPF, em 2013 a administração municipal aderiu a um programa federal com o objetivo de executar medidas preventivas ao uso de entorpecentes, no entanto, quase cinco anos após o compromisso o serviço jamais foi implementado. Para a procuradora da República, Daniela Caselani, diante da omissão do município, foi necessário fazer um pedido em caráter urgente.

Em um dos trechos da ação civil pública, a procuradora lembra que Foz do Iguaçu é uma das cidades recordistas em apreensão de drogas no cenário nacional, uma vez que está na rota do trafico internacional. Considerando essa realidade, Daniela Caselani, diz que é inaceitável que o município não conte com uma rede estruturada para atendimento efetivo às pessoas com necessidades decorrentes do uso e da dependência de drogas.

A previsão no momento em que ocorreu a adesão do programa federal, era de que uma Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil seria instalada na região central da cidade, com previsão de início de funcionamento ainda em outubro de 2013; e uma Unidade de Acolhimento Adulto, a ser instalada no Bairro São Francisco, com previsão de início de funcionamento em abril de 2014.

No entanto, até o momento, a administração municipal não adotou nenhuma medida para a implantação dos programas pactuados com a União. A medida passa a valer a partir do momento que o juiz acatar o pedido do MPF.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem