Novo censo agropecuário vai atualizar informações sobre atividade rurais no Paraná

Imagem ilustrativa

Daqui a pouco menos de um mês, em 1.º de outubro, funcionários do IBGE (Instituto Brasileiro de Economia e Estatística) vão bater à porta de 372 mil estabelecimentos rurais do Paraná para produzir o Censo Agropecuário. O levantamento, que teve a última edição realizada há uma década, vai buscar informações detalhadas sobre as características produtivas do estado, que é o segundo maior produtor de grãos do Brasil. O Paraná é responsável por cerca de 19% de toda essa produção do país, mesmo representando apenas 2,38% do território brasileiro. O maior produtor de grãos, o Mato Grosso, é o terceiro maior estado do Brasil, com uma área que representa 10,6% do território nacional. O chefe do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, diz que o novo censo agropecuário vai atualizar dados sobre um perfil do campo que mudou significativamente desde a última coleta, realizada em 2007.

A contagem populacional, tanto no meio urbano quanto no rural, só vai ser atualizada a partir do censo demográfico previsto para 2020. O Censo Agropecuário deve mapear o perfil de todas as propriedades rurais, entre pequenas, médias e grandes. Sinval Dias explica que a pesquisa busca informações sobre todas as atividades desenvolvidas no meio rural do Paraná e do Brasil.

Em todo o Brasil, cerca de 5 milhões e 300 mil estabelecimentos rurais devem ser visitados por 26 mil pesquisadores do IBGE. No Paraná, são pouco mais de 2 mil coletores de dados, entre 200 funcionários e 1.800 contratados temporários. Sinval Dias diz que a colaboração da população é fundamental para a pesquisa.

Assim como ocorreu em 2007, toda a coleta de dados será feita por minicomputadores e a transmissão das informações será eletrônica. O trabalho de campo será feito de 1.º de outubro deste ano até 28 de fevereiro de 2018. A previsão é de que os primeiros resultados preliminares sejam divulgados até o início do segundo semestre de 2018.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem