Número de processos de suspensão da CNH caiu no Paraná nos últimos 12 meses

(Foto: Divulgação/Detran-PR – arquivo

O número de processos de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação caiu no Paraná no último ano. No entanto, o montante ainda chama a atenção. Cerca de 48 mil e 700 processos foram instaurados de novembro do ano passado até agora, contra 53 mil e trezentos no período anterior. Na avaliação do Detran PR, a diminuição tem relação com a nova lei que aumentou o período de suspensão de um para seis meses para os motoristas que alcançarem vinte pontos na CNH. O Coordenador do Setor de Habilitação do órgão, Farid Gelasco, explica que a legislação entrou em vigor em novembro do ano passado, mas carecia de regulamentação por parte do Conselho Nacional de Trânsito, o que aconteceu nesta terça-feira (31). No entanto, a maior parte dos Detrans do País já aplicavam a norma.

Do total de motoristas com processos de suspensão no Estado, cerca de quinhentos não entraram com recurso e, portanto, já sofrem com a aplicação da nova norma e vão ficar sem a CNH por seis meses. O coordenador de habilitação do Detran explica que a penalidade ainda deve ser imposta nos outros casos de condutores que atingiram vinte pontos na carteira nos últimos 12 meses.

Na avaliação do coordenador, a nova legislação reduz a imprudência no trânsito. A suspensão do direito de dirigir por mais tempo estimula o maior cuidado por parte dos condutores para não cometer infrações.

Ao ter a suspensão decretada, o motorista recebe uma notificação para entregar a CNH e assinar um termo que estabelece a penalidade. Durante os seis meses sem o documento, o motorista deverá fazer o curso de reciclagem no próprio Detran ou em um Centro de Formação de Condutores. Quem não respeitar a suspensão e for flagrado dirigindo tem a CNH cassada e, além da reciclagem, deverá refazer os exames médico, psicológico, teórico e prático de direção. Para saber quantos pontos o motorista possui na carteira é necessário acessar o site: detran.pr.gov.br.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem