OAB diz que pacote de Richa é inconstitucional; governo nega

Foto: Pedro de Oliveira/Alep
Foto: Pedro de Oliveira/Alep

A Comissão e Direito Tributário da OAB aponta uma série de medidas inconstitucionais no pacote fiscal enviado pelo governo do Paraná à Assembleia Legislativa. A proposta também é criticada por representantes de outras instituições da sociedade civil que participaram hoje pela manhã de uma audiência pública para debater a proposta.

O projeto tem o objetivo de aumentar a renda estadual em R$ 100 milhões por ano. Entre os itens previstos na proposta está a criação de duas taxas. Uma para exploração de minérios, com exceção de argila e calcário, e outra para o uso de água com fins econômicos ou de exploração.

Segundo a vice-presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB, Betina Grupenmacher, a principal preocupação está dirigida à tramitação do projeto em regime de urgência, que não permite a discussão detalhada do projeto em cada uma das comissões da Assembleia Legislativa.

De acordo com a advogada, o projeto também inconstitucional por misturar diversas matérias em um único instrumento legislativo.

Entre as instituições que pedem mais tempo para discutir o projeto está o G7, grupo formado pelas sete principais entidades representativas do setor produtivo do Paraná.

O presidente da Faciap, Guido Bresolin Júnior, que integra o grupo, diz que o setor não concorda em ter a carga tributária aumentada mais uma vez.

As instituições criticam a reforma do Conselho de Contribuintes, ligado à Receita Estado, que tem a função de julgar recursos administrativos de contribuintes. Para eles, as mudanças prejudicam a paridade na composição do conselho.

O secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, rebate a crítica. Segundo ele, as alterações devem promover justamente o contrário.

O “pacotaço” fiscal do governo chegou a entrar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça na semana passada, um dia depois de ser enviado à Assembleia Legislativa. Mas foi retirado de discussão.

O governo pretende encerrar a votação, em Plenário, até 30 de setembro que as mudanças façam parte do orçamento de 2017.

O secretário Mauro Ricardo diz que não há intenção de retirar o regime de urgência do projeto.

Segundo o secretário, o projeto não foi encaminhado à Assembleia Legislativa antes porque “estava em fase de elaboração”.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

História da Assembleia Legislativa do Paraná está nas ruas curitibanas

História da Assembleia Legislativa do Paraná está nas ruas curitibanas

Nomes de ruas em Curitiba lembram importantes personagens da história estadual