Operação São João fiscaliza produtos típicos de festas juninas para evitar que consumidor sofra com fraudes

 

Os produtos típicos de festas juninas estão sendo fiscalizados no Paraná desde o início do mês. A ação é chamada de Operação São João e feita pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, que acontece simultaneamente em várias cidades do país, coordenada pelos órgãos competentes de cada estado. Os itens mais fiscalizados são amendoim, milho de pipoca, canjica, vinhos populares, aguardente de cana, goiabadas, canela em rama e em pó, cravo-da-índia, noz-moscada, estalinhos, saquinhos de pipoca, e doces da época em geral. O presidente do Ipem, Sérgio Camargo, disse que a operação é importante para evitar que o consumidor sofra com fraudes.

Como estes produtos já chegam ao consumidor embalados e medidos, os agentes fiscalizam se o peso, quantidade e volume do produto estão de acordo com as informações fornecidas pelo fabricantes e se atendem à legislação metrológica. Os fiscais devem fiscalizar todos os comércios que oferecem os produtos, como supermercados, mercados de bairros e mercearias. O consumidor que encontrar ou suspeitar de irregularidades pode denunciar à Ouvidoria do Ipem-PR através do site ipem.pr.gov.br.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*