Pacientes do Hospital Adauto Botelho tomam banho de mar pela primeira vez

 Pacientes do Hospital Adauto Botelho tomam banho de mar pela primeira vez

Pacientes do Hospital Adauto Botelho usam cadeiras anfíbias na Praia Mansa, Matinhos. Foto: Maurilio Cheli

Pacientes do Hospital Adauto Botelho usam cadeiras anfíbias na Praia Mansa, Matinhos.
Foto: Maurilio Cheli

Doze pacientes do Hospital Adauto Botelho tiveram a oportunidade de tomar banho de mar pela primeira vez. Eles moram na instituição que fica em Pinhais porque não possuem vínculos familiares e têm entre 40 e 70 anos de idade. Muitos vivem no hospital desde a infância. Os pacientes têm retardo mental e não falam, mas a alegria de se banhar nas ondas do mar ficou estampada no rosto de cada um deles.

O diretor do hospital, Osvaldo Tchaikovski, relata como foi o passeio realizado na quinta-feira (15) na Praia Mansa, em Matinhos, no litoral do Estado.

O banho de mar dos pacientes foi realizado com apoio de educadores ambientais da Sanepar e com o uso das cadeiras anfíbias do projeto Praia Acessível, coordenado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

A educadora socioambiental da Sanepar, Roselis Augusta explica que as cadeiras são próprias para entrar no mar e possibilitam uma experiência completa para aqueles que tem a mobilidade reduzida.

Este é o segundo ano que os educadores ambientais da Sanepar são treinados para auxiliar no uso das cadeiras anfíbias. Em 2018, o projeto está instalado em nove pontos do litoral paranaense.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem