Patrimônio de esposa de Cunha cresceu 150% em seis anos, aponta Receita Federal

Foto: Marcos Oliveira / Agência Brasil
Foto: Marcos Oliveira / Agência Brasil

Dados da Receita Federal apontam que o patrimônio da jornalista Claudia Cruz, mulher do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, cresceu mais de 150% em seis anos. Entre os anos de 2008 e 2014, o patrimônio saltou de um milhão e seiscentos mil reais para quatro milhões.

No começo do mês, Cláudia Cruz foi incluída na lista de réus da operação Lava Jato. A denúncia, oferecida pelo Ministério Público Federal, foi acolhida pelo juiz Sérgio Moro e ela passou a ser acusada de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

De acordo com as investigações, Claudia Cruz era a única beneficiária de uma conta em nome de uma offshore na Suíça, onde mantinha valores de origem ilícita, desviados principalmente do setor internacional da Petrobras.

A Receita Federal demonstrou no relatório que no ano de 2008 os maiores gastos com patrimônios declarados foram com a aquisição de dois veículos: um Porsche no valor de 310 mil reais e um Passat de 77 mil, que foram pagos à vista. Como forma de justificar o gasto, a jornalista declarou ao Fisco que o valor era referente a um empréstimo.

Dois anos depois, em 2010, outra movimentação chama atenção. Neste ano, Claudia Cruz movimentou dois milhões e quinhentos mil reais de uma conta bancária. Na declaração de imposto de renda a jornalista informou que o montante era referente a uma ação trabalhista.

Para a força-tarefa da Lava Jato a jornalista Claudia Cruz tinha claro conhecimento dos crimes que praticava e utilizava parte da propina para comprar artigos de luxo. Os gastos, segundo o Ministério Público Federal, eram incompatíveis com o salário que ela e o marido recebiam.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem