Pesquisadores da UFPR descobrem repelente natural para acabar com a aranha marrom

aranha-marromO verão é a alta temporada das férias, e também de maior proliferação das aranhas marrom. Elas são um problema de saúde pública em Curitiba, e responsáveis por mais de mil e 500 casos de picadas ao ano. E são nestes dias de calor que as aranhas marrom mais provocam acidentes, de acordo com o coordenador do centro de epidemiologia da Prefeitura, Alcides Oliveira.

O problema das aranhas marrom existe desde sempre em Curitiba. Curiosamente, aqui é um dos lugares que mais registram casos em todo o país. Uma das maneiras de enfrentar a praga é com a boa e velha chinelada, ou a aplicação de venenos que podem ser nocivos à saúde. No entanto, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná descobriram um repelente natural que pode acabar com a aranha marrom, de acordo com o coordenador da pesquisa, Francisco de Assis Marques.

Apesar do bom resultado alcançado com o repelente, ainda há um longo caminho para que ele seja realmente usado no controle da aranha marrom. O composto ainda está em testes, e a maior dificuldade é fazer com que o veneno chegue até a praga.

O estudo começou a ser desenvolvido em meados de 2013, e os primeiros resultados foram divulgados no ano passado. Para a próxima fase do experimento, a UFPR convidou um cientista norte-americano para participar da pesquisa. Esta é a primeira vez no mundo que se desenvolve um veneno natural contra a aranha-marrom.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem