Polícia Federal aumenta equipe da Lava Jato

Operação Lava Jato

Dez novos agentes passam a integrar a equipe da Lava Jato na Polícia Federal a partir do dia 25 de julho. Os policiais federais vão trabalhar especificamente nas investigações da operação pelo menos até o fim deste ano. Com a chegada dos novos agentes, a equipe da Lava Jato passa a ter 57 profissionais com dedicação exclusiva. De acordo com o delegado Maurício Moscardi, um dos coordenadores do grupo, o aumento do efetivo vai dar mais celeridade a análise de materiais apreendidos em fases já executadas e ainda vai permitir a deflagração de novas etapas.

Três delegados da Força Tarefa da Lava Jato foram afastados da investigação. O delegado Luciano Flores de Lima, que foi responsável por interrogar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na condução coercitiva da 24.ª fase da Lava Jato, deixa a Lava Jato temporariamente para trabalhar nos Jogos Olímpicos 2016, Outros dois delegados que estavam em missão em Curitiba serão substituídos. Eduardo Mauat da Silva, que também trabalhava em inquéritos ligados a Lula, volta ao Rio Grande do Sul. O delegado Duílio Mocelin Cardoso volta a Rondônia. Segundo o delegado Igor Romário de Paula, as alterações fazem parte de decisões estratégicas. O delegado Maurício Moscardi nega que as mudanças se tratem de um “desmanche” da equipe ou que a investigação tenha recebido “qualquer tipo de pressão interna ou externa pela substituição” dos delegados.

O delegado também ressaltou que a troca de agentes federais que estavam na Lava Jato desde março de 2014 não vai trazer prejuízos ao andamento das investigações. Ele comentou ainda que a operação não tem data para terminar, uma vez que a cada nova fase surgem indicativos de outros ilícitos praticados por agentes públicos e políticos.

No lugar dos agentes afastados, assumem os delegados Rodrigo Sanfurgo, ex-chefe da Delegacia de Combate a Corrupção e Crimes Financeiros de São Paulo, Luciano Menin, que já integrou a equipe Lava Jato, e Roberto Biazolli, que já trabalhou no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI).

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem