Professores devem entrar em greve a partir do dia 17 no Paraná

Professores da rede estadual de ensino devem entrar em greve no Paraná a partir do dia 17 de outubro. Em reunião do Conselho da APP-Sindicato, que representa a categoria, a direção aprovou hoje (quinta) a paralisação por tempo indeterminado.

Os professores de todo o Estado foram convocados para uma assembleia marcada para o dia 12 de outubro, para referendarem a greve. A principal reivindicação é a retirada do projeto que adia o pagamento do reajuste dos servidores públicos do Paraná que estava previsto para o ano que vem.

A promessa do reajuste foi utilizada pelo governo para acabar com a greve do ano passado, que durou 44 dias.

Representantes dos 22 sindicatos que fazem parte do Fórum dos Servidores Públicos estaduais se reúnem na segunda-feira, dia 10, para discutir o início da greve geral, caso o governo do estado não recue da decisão de adiar o reajuste.

Segundo o diretor de Comunicação da APP-Sindicato, Luiz Fernando Rodrigues, o Conselho que envolve professores do todo o Paraná deu prazo até a próxima quarta-feira para que o governo retire o projeto.

Diversas categorias fazem assembleias até o começo da semana que vem para discutir uma estratégia de mobilização. Representantes de servidores da saúde, delegados, policiais militares, professores universitários e outros já publicaram notas de repúdio à medida do governo e indicaram aprovação da mobilização a partir do dia 17.

A lei em questão determina que o governo pague, em 1° de janeiro, o reajuste atrasado dos servidores, repondo os índices de inflação de janeiro a dezembro de 2016, acrescentando ainda mais um percentual de 1% de adicional de data-base relativo à compensação dos meses não pagos do ano de 2015. A lei foi proposta após acordo que encerrou a greve do funcionalismo no ano passado.

As propostas de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado, que atrasa o pagamento do reajuste, foi encaminhada pelo governador Beto Richa à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na última terça-feira. Elas foram lidas em plenário e precisam passar pelo trâmite da casa para ser apreciada no plenário.

O líder do governo na Assembleia, Luiz Claudio Romanelli, do PSB, anunciou na terça que o congelamento dos salários dos servidores só será votado depois que o projeto de ajuste fiscal da União for aprovado em Brasília.

O PL-257 é o texto que estabeleceu a renegociação das dívidas e impôs novas regras aos Estados. O projeto já foi aprovado na Câmara Federal, mas ainda tem que passar no Senado, sem data marcada. Romanelli defendeu, no entanto, que o congelamento dos salários será necessário devido à crise financeira.

Representantes de sindicatos de servidores se reuniram hoje (quinta) à tarde com o secretário da Casa Civil Valdir Rossoni. Por meio da assessoria, o governo informou que está dialogando com os funcionários.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2