Projeto quer limitar número de veículos que operam em aplicativos na capital paranaense

 Projeto quer limitar número de veículos que operam em aplicativos na capital paranaense

(Foto: reprodução)

(Foto: reprodução)

Depois de anunciada a liberação do funcionamento de serviços como Uber, Cabify e outros aplicativos de transporte individual de passageiros, a Câmara Municipal volta a tratar do assunto. Dessa vez, a intenção é limitar o número de veículos autorizados a atuar nas ruas de Curitiba.

A proposta é do vereador Jairo Marcelino (PSD) – conhecido por atuar em defesa dos taxistas. O parlamentar pede, por meio de uma emenda, que o número de veículos – somados todos os aplicativos, não passe da frota atual de táxis.

Além disso, os motoristas de táxis querem garantir que os motoristas que operam por aplicativos não dirijam carros alugados. A categoria quer que os veículos que operam pelo Uber, Cabify e outras plataformas estejam registrados em nome dos próprios condutores e que essa regulamentação ocorra em um prazo de 90 dias.

O decreto do prefeito Rafael Greca estabelece que os motoristas de aplicativos dirijam apenas carros emplacados em Curitiba, mas não trata, necessariamente, de veículos alugados. Por meio de nota, a Uber – principal empresa do setor que opera na cidade, diz que essa limitação do prefeito “ignora completamente o fato de que pessoas de toda a região metropolitana têm o direito de gerar renda na capital paranaense”.

A Uber diz, ainda, que esta decisão viola o princípio de livre iniciativa econômica e afirma que vai buscar alternativas para que os motoristas tenham o direito de gerar renda assegurado.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem