Richa abre mão do próprio salário de janeiro e determina corte no pagamento de secretários

Foto: reprodução / Facebook / Beto Richa
Foto: reprodução / Facebook / Beto Richa

Depois da repercussão negativa da notícia sobre o aumento de salário de R$ 29,4 mil para R$ 33,7 mil, o governador Beto Richa (PSDB) abriu mão do próprio salário (ou subsídio) no mês de janeiro. Além disso, os salários da vice-governadora Cida Borghetti (Pros) e de todos os secretários de Estado também não devem ser pagos neste mês. O governador determinou a publicação do despacho no Diário Oficial desta quinta-feira.  A medida foi tomada depois da notícia de que Richa é o governador mais bem pago do Brasil. Uma Lei estadual de 2007 determina que o governador do Paraná deve receber o mesmo salário dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, o teto do funcionalismo público.

Richa justificou a decisão como reconhecimento e prol das medidas de austeridade recentemente adotadas para o ajuste fiscal do Estado. De acordo com a publicação em Diário Oficial, neste mês de janeiro não deve ser creditado o valor do subsídio em favor de Richa, da vice-governadora, secretários de Estado e dos Secretários Especiais.

Desde o dia 1º de janeiro o novo salário do chefe do Executivo paranaense passou para 33 mil e 700 reais. Com o reajuste, os salários da vice governadora Cida Borghetti (Pros), que deve receber 95% dos vencimentos do governador, equivale a pouco mais de 32 mil reais. Já os secretários passam a ganhar 23 mil e 600 reais mensais, o equivalente a 70% dos vencimentos de Richa. Entre os secretários estão a esposa do governador, Fernanda Richa, secretária da Família, e o irmão, Pepe Richa, secretário de Infraestrutura e Logística. Os governadores da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), e do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) já vetaram o aumento dos próprios salários.

DIÁRIO

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem