Seminário metropolitano debate direitos das pessoas com deficiências

Foto ilustrativa – divulgação

Um evento que debate os direitos e padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência acontece neste mês em Curitiba. A primeira edição do Seminário Metropolitano de Acessibilidade e Direito das Pessoas com Deficiência acontece entre os dias 27 e 28 de junho, no Centro de Eventos do Instituto de Engenharia do Paraná. Um dos principais pontos de discussão de seminário será a  Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em vigor desde o ano passado. Para o presidente do Instituto de Engenharia, que recebe o evento, Gilson Gomy, ainda é necessário discutir alguns pontos da lei para que a acessibilidade seja garantida para os deficientes físicos, sejam por parte do poder público, também como pelos cidadãos.

Os organizadores do evento acreditam que as pessoas com deficiência ainda sofrem com obstáculos no dia a dia. Gilson disse que em Curitiba, por exemplo, a forma com que as calçadas são feitas e as arvores, podem parecer banais, mas representam uma dificuldade para cadeirantes.

O seminário também vai discutir o papel do poder público na questão da acessibilidade. O organizador falou que as prefeituras não possuem situação financeira para realizar todas as obras de acessibilidade e que é necessário ações dos cidadãos para garantir a inclusão.

As principais discussões do seminário serão sobre as calçadas, a compreensão do que uma deficiência representa no dia a dia e também sobre pessoas idosas. O governador do Paraná Beto Richa e o prefeito Rafael Greca confirmaram presença no evento. Para participar, basta se inscrever no site do www.crea-pr.org.br, sem custos.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem