Sérgio Moro é exonerado do cargo de professor da Universidade Federal do Paraná

 Sérgio Moro é exonerado do cargo de professor da Universidade Federal do Paraná

(Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)

O Diário Oficial da União publicou nessa quinta-feira (15) a exoneração do juiz Sérgio Moro do cargo de professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele respondia ao Departamento de Direito Penal e Processual, mas estava licenciado desde 2016 por causa do julgamento das ações penais relacionadas à operação Lava Jato.

O magistrado alegou que não estava conseguindo conciliar a análise dos processos com a vida acadêmica. Ele já não faz parte do quadro de docentes da instituição desde o dia 8 de março. Na Universidade Federal do Paraná, o juiz era professor adjunto com dedicação de 20 horas semanais. Desde o final de 2016, crescem os rumores de que Moro teria planos de morar fora do país. O juiz teria recebido convites para lecionar em universidades estrangeiras.

A relação de Sérgio Moro com a Universidade Federal do Paraná tem sido conturbada há pelo menos seis anos. Em 2012, ele foi designado assessor da ministra Rosa Maria Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) e precisou fazer ajustes informais nos horários de aulas. Mas a convocação para o STF se estendeu e o juiz recorreu ao Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), em Porto Alegre, depois de ter rejeitado pela UFPR um pedido de liberação para que conseguisse concentrar todas as aulas nas sextas-feiras.

O pedido foi indeferido pelo Departamento de Direito Penal e Processo Penal e também por todas as instâncias internas. Foi quando Moro levou o caso à Justiça Federal em Curitiba e, posteriormente, ao TRF, sem sucesso.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem