Via Calma tem média de 140 multas aplicadas por mês

Foto: Gabriel Rosa/SMCS
Foto: Gabriel Rosa/SMCS

Setecentos e quarenta e três veículos foram multados pela Secretaria de Trânsito na via calma da avenida Sete de Setembro, no centro de Curitiba, desde que a fiscalização começou, em agosto de 2014. Entre as autuações, aproximadamente 73%, ou seja, a grande maioria, foi porque os motoristas excederam a velocidade máxima de 30 quilômetros por hora, mesmo com uma tolerância técnica de 7 km/h. Ao todo, foram realizadas cerca de 10 mil fiscalizações no local nesse período, o que leva a um percentual de apenas 7,43% de punições. Para o supervisor Rivelino Zinier, da Setran, o resultado é motivo de comemoração.

Entre os veículos autuados, segundo a Setran, nenhum foi  ônibus ou micro-ônibus, já que em vários pontos fiscalizados não há circulação de coletivos do transporte coletivo. O segundo tipo de infração mais recorrente no período foi o uso de celular ao volante. O supervisor explica que volume de multas já era esperado porque, apesar de a mudança estar valendo há cerca de cinco meses, é necessário que a população se acostume ela.

Ainda conforme a Setran, as autuações feitas aos veículos que ultrapassaram o limite de velocidade na via calma foram, na maior parte, médias. Os motoristas flagrados no celular enquanto dirigiam receberam a mesma penalidade. A infração é punida com a inscrição de quatro pontos na carteira de habilitação mais multa no valor de R$ 85,13.

Com informações do Livre.jor

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem